Sífilis – O que é, transmissão, fases, sintomas e tratamento

Sífilis, o que é essa doença que vem sendo cada vez mais adquirida no Brasil?

No Brasil, a taxa de detecção da sífilis adquirida (aquela transmitida de uma pessoa para a outra durante o sexo) vem aumentando consideravelmente. Muitas pessoas escrevem para a SEXE DIVIN pedindo informações a respeito dessa doença que está atingindo cada vez mais homens, mulheres e jovens brasileiros.

Por isso, esse artigo esclarece algumas dívidas frequentes sobre a sífilis:

  • O que é
  • Como se transmite 
  • Quais os sintomas nas suas diferentes fases
  • Como é feito o diagnóstico 
  • Qual é o tratamento 
  • Quais as complicações 
  • Como prevenir 

O que é sífilis? Como ela é transmitida?

A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum.

Ela é transmitida através do ato sexual. Isso quer dizer do sexo vaginal, sexo anal e sexo oral. É bom saber que não é necessário que ocorra penetração ou ejaculação, pois a transmissão também pode ocorrer pelo contato entre mucosas durante as preliminares ou  sexo oral.

A transmissão ocorre pela penetração da bactéria através de microferidas localizadas ou na mucosa da vagina, do pênis, mas também pode ser da boca.

Além disso, essa doença também pode ser transmitida através da transfusão do sangue contaminado, o que nos dias de hoje é mais raro. Ela também pode ser transmitida de mãe para filho durante a gestação ou na hora do parto.

A sífilis é uma doença que evolui lentamente e passa por diferentes fases.

Fases da sífilis

Fase primária

Na fase primária, o período de encubação, quer dizer, o intervalo de tempo entre o contágio e o aparecimento dos primeiros sintomas, pode levar de 2 até 3 semanas, mas há casos que esse período pode ser tão curto quanto 3 dias ou tão longo quanto 3 meses.

E quais são os sintomas da fase primaria?

Na fase primaria, a sífilis é caracterizada pela presença de uma ferida geralmente única localizada no local da entrada da bactéria.

Pode ser na glande no prepúcio nos homens, pode ser na vagina ou no colo do útero nas mulheres. Mas também pode ser na boca ou na faringe caso a transmissão tenha sido através do sexo oral. A ferida também pode aparecer no ânus ou em qualquer outro lugar da pele.

A ferida da sífilis é chamada de cancro duro. Ela começa como uma pápula (que é uma elevação da pele) e depois se transforma numa ferida. Essa ferida não dói, não coça, não arde e não tem pus, mas ela é extremamente contagiosa.

Essa ferida pode levar de 2 a 6 semanas e depois ela desaparece de forma espontânea sem nenhum tratamento, o que leva a falsa impressão da cura.

Na fase primaria, não há outras lesões ou sintomas. Alguns pacientes podem apresentar no máximo ínguas que são não dolorosas.

O problema dessa primeira fase, é que o desaparecimento do cancro duro não significa cura. Muito pelo contrário. Nessa fase a bactéria está se multiplicando e está se espalhando pelo organismo todo silenciosamente.

Depois dessa primeira fase o paciente fica totalmente assintomático, mas ele pode continuar transmitindo a doença. Se não for tratada na primeira fase, semana ou meses após o desaparecimento da ferida a sífilis volta a se manifestar agora na sua segunda fase.

Fase secundária

Na fase secundaria, a bactéria Treponema pallidum já está disseminada pelo organismo, isso quer dizer que a bactéria já se espalhou por todos os órgãos e líquidos do corpo.

Nessa fase, a sífilis se manifesta através de erupções da pele espalhadas pelo corpo todo. Essas erupções aparecem principalmente na palma das mãos e na sola dos pés.

Sífilis secundaria
Sífilis secundaria – Lesões na palma das mãos e sola dos pés

Essas erupções podem vir acompanhadas de outros sintomas como por exemplo:

  • febre,
  • mal-estar,
  • cansaço,
  • dor de cabeça, 
  • perda de apetite,
  • dor nas articulações,
  • perda de peso,
  • dor de garganta,
  • em algumas pessoas pode acontecer também perda de cabelo e ínguas espalhadas pelo corpo todo.

Na segunda fase, além desses sintomas também pode aparecer inflamações em alguns órgãos. Por exemplo, nos rins pode dar nefrite, no fígado pode dar hepatite, no estômago pode aparecer uma úlcera e no cérebro pode dar meningite.

Há casos, porém, que a sífilis secundária apresenta muito pouco sintomas, o que leva a pessoa a não se importar muito com o caso.

Não havendo nenhum tipo de tratamento, após o desaparecimento dos sinais e sintomas da fase secundária, a infecção entra em período latente e nesse período não existe nenhuma manifestação visível da doença.

Se a pessoa não for tratada, a sífilis reaparece na sua terceira fase que pode ser até 40 anos após o contágio.

Terceira fase da sífilis – Complicações da doença não tratada

A terceira fase é caracterizada por graves lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas que podem levar a pessoa a morte.

Como é que é feito o diagnóstico da sífilis?

Geralmente ele é feito com o relato de todos os sintomas narrados pelo paciente, o exame clínico e confirmado com exames laboratoriais. Os exames laboratoriais normalmente são feitos com exame de sangue.

Qual é o tratamento para a sífilis? Tem cura?

Tem! O tratamento é feito com antibióticos, de preferência com penicilina. Quando o tratamento é feito direitinho, corretamente, a taxa de cura  é bastante elevada.

Como prevenir a sífilis?

O uso correto e regular da camisinha é primordial para prevenir qualquer infecção sexualmente transmissível.

Se você já foi diagnosticado(a) com a sífilis, é importante evitar qualquer tipo de relação sexual até que o tratamento se complete.

Se você tem uma vida sexual ativa, deve fazer exames de despistagem de todas as doenças sexualmente transmissíveis pelo menos uma vez por ano.

Você pode procurar um posto de saúde ou os postos de CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) espalhados por todo o Brasil. Nesses postos você pode fazer o teste do HIV, sífilis e hepatite B gratuitamente.

Além dessas medidas de precaução, você também pode tentar ser fiel….

Para saber tudo sobre o CTA e encontrar o mais perto da sua casa, clique no vídeo abaixo.

 

Eu espero que esse artigo tenha sido útil pra você!

Eu espero ver você nos próximos artigos e lá no canal! Por isso, cuide-se bem e até a próxima!

Sandra O Artigos

0 0 votes
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificação de
guest

0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments