Clamídia – O que é, transmissão, sintomas e tratamento

Clamídia, o que é essa infecção que atinge muitos brasileiros e brasileiras com vida sexual ativa?

Algumas vezes, essa doença não apresenta sintomas. Por isso, é fundamental que homens e mulheres façam exames de despistagem periodicamente.

Nesse artigo,você vai aprender o que é, como se transmite, como  identificar os sintomas e como prevenir essa infecção sexualmente transmissível (IST).

O que é clamídia?

A clamídia é uma doença infecto contagiosa causada pela bactéria Chlamydia trachomatis que atinge principalmente os órgãos genitais do homem e da mulher, mas que também pode atingir o ânus, a garganta e os olhos.

Como se transmite a clamídia?

A clamídia é normalmente transmitida através da relação sexual, isto quer dizer sexo anal, sexo vaginal e sexo oral. Mas ela também pode ser transmitida da mãe contaminada para o filho no momento do parto.

A contaminação dos olhos pela clamídia pode acontecer se uma pessoa estiver com as mãos sujas de secreções vaginais (por exemplo) e levar as mãos sujas aos olhos sem lavá-las antes.

A faringite pela clamídia é um quadro pouco comum, mas pode ocorrer. Nesse caso, normalmente a via de contágio é o sexo oral.

Quais são os sintomas da clamídia?

O período de incubação dessa IST vai de 14 a 21 dias. E o que isso quer dizer? Digamos por exemplo que uma pessoa é contaminada pela clamídia hoje. Ela só vai começar a apresentar sintomas daqui à 14 ou 21 dias. Porém, durante esse espaço de tempo, mesmo que ela não apresente os sintomas, ela pode transmitir a doença.

A grande maioria das pessoas que se contamina com a clamídia não apresenta sintoma nenhum.

É por isso que é recomendado procurar um médico periodicamente quando a pessoa tem relações sexuais sem camisinha ou com vários parceiros. Pode ser um ginecologista, um urologista e/ou um clínico geral.

Sintomas nas mulheres

  • corrimento vaginal,
  • coceira vaginal,
  • sangramento fora da época da menstruação,
  • dor abdominal,
  • dor ou sangramento durante a relação sexual,
  • ardência ou dor ao urinar,
  • proctite (inflamação no ânus).

Sintomas nos homens

  • ardência ou dor ao urinar,
  • coceira,
  • saída de corrimento pela uretra,
  • dor nos testículos,
  • inchaço do saco escrotal,
  • proctite (inflamação no ânus).

Como a gente viu, os sintomas da clamídia são muito parecidos com os sintomas da gonorreia. Por isso, na presença de qualquer sintoma, é importante você procurar um médico que vai fazer um exame específico para diagnosticar a doença corretamente e indicar o tratamento adequado.

Como é feito o diagnóstico da clamídia?

Geralmente, o médico diagnostica a infecção por clamídia pelo relato dos sintomas. O médico também pode realizar o teste colhendo, com uma espécie de cotonete, uma amostra da secreção do pênis ou do colo do útero.

Exame para clamídia
Exame para colher amostra de secreção do colo do útero

Em alguns casos, o teste pode ser efetuado através de uma amostra de urina.

Como muitos pacientes apresentam a infecção da clamídia e da gonorreia ao mesmo tempo, o médico pode pedir o teste para essas duas infecções usando a mesma amostra.

Qual é o tratamento para clamídia?

O tratamento é feito à base de antibióticos. O médico pode receitar uma dose única ou um tratamento que dura 7 dias.

Durante o tratamento, a pessoa que está infectada com a clamídia deve ficar sem ter atividades sexuais, isto quer dizer abstinência sexual.

Além do mais, todos os parceiros da pessoa infectada devem ser testados e, se for o caso, devem ser tratados também com antibióticos.

Vale lembrar que a infecção pela clamídia e a cura da doença não confere imunidade. Isso quer dizer que uma pessoa que foi contaminada pela clamídia e fez o tratamento, pode ser reinfectada.

Quais são as complicações da clamídia?

As complicações da clamídia ocorrem porque as pessoas não têm sintomas ou têm muito pouco. Por conta disso, elas não procuram o médico e não são tratadas.

A principal complicação dessa IST nas mulheres é a progressão da bactéria em direção ao útero e depois nas trompas e nos ovários causando uma infecção muito grave conhecida como doença inflamatória pélvica.

No caso das mulheres grávidas essa doença pode provocar aborto ou um parto prematuro.

A mãe contaminada pela clamídia, pode transmitir a infecção para a criança na hora do parto. A criança corre o riso de desenvolver conjuntivite ou também pneumonia.

Nos homens, a complicação mais comum é uma infecção conhecida como prostatite (infecção da próstata) que pode causar a infertilidade.

Como se previne a clamídia?

Não existe vacina contra a clamídia. Então, a maneira mais prática e mais segura de você prevení-la é praticando o sexo seguro.

Veja a seguir, algumas recomendações essenciais para você evitar o contágio pela clamídia:

  • Pratique o sexo seguro. Isso quer dizer que você deve usar sempre e corretamente a camisinha.
  • Evite o contato com múltiplos parceiros sexuais.
  • Abstenha-se de contato sexual com uma pessoa que está contaminada.
  • Procure um médico na presença de qualquer sintoma.
  • Siga criteriosamente o tratamento indicado pelo seu médico até o fim. Muitas pessoas depois do segundo ou terceiro dia começam a apresentar uma melhora e acabam abandonando o tratamento.
  • Finalmente, como a gente sempre diz: você não deve se automedicar. Qualquer tratamento que você faça deve ser feito sob orientação de um médico. Pode ser o seu ginecologista, seu urologista ou um clínico geral.

A clamídia e a gonorreia são infecções muito comuns. Podem ser curadas com antibióticos, muitas vezes com uma única dose.

Porém, homens e mulheres (homens principalmente!), têm sintomas, mas não gostam de ir ao médico ou têm medo.

Muitas pessoas têm uma vida sexual ativa, mas, por não apresentarem sintomas, também não procuram um médico e não fazem exames.

É compreensível que se tenha medo. Mas é importante que as pessoas que têm uma vida sexual ativa, se conscientizem que a prevenção e o tratamento adequado dessas infecções são as únicas maneiras de evitar a propagação e recontaminação pela clamídia e a gonorreia.

Você também pode assistir o vídeo sobre a gonorreia.

 

Eu espero que esse artigo tenha sido útil pra você!

Eu espero ver você nos próximos artigos e lá no canal! Por isso, cuide-se bem e até a próxima!

Sandra O Artigos

0 0 votes
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificação de
guest

0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments